Exposição Time Keepers celebra legado de Warhol - Webnáutico
Anéis Life 728x90

Exposição Time Keepers celebra legado de Warhol

PIAGET The Andy Warhol4 DESTAQUE

Trinta anos após a morte do lendário artista e fenómeno da cultura pop Andy Warhol, a exposição “Time Keepers” em Londres celebra uma parceria cujo objetivo é a preservação do legado artístico único de Warhol para as gerações futuras.

Foram apresentados, pela primeira vez, tesouros Piaget que pertenciam a Andy Warhol dos quais alguns relógios Piaget colecionados pelo artista que foram levados de Genebra e do Museu Andy Warhol em Pittsburgh, e reunidos por uma noite somente no Annabel’s em Londres.

Andy warhol ingot jpg

Há fotografias de soirées com Warhol enviadas por Yves Piaget, ainda nos seus envelopes originais, assim como fotografias vintage brilhantes de relógios Piaget dessa época. Os relógios são tão icónicos como quem os usava: inclui um relógio secreto escondido num lingote de ouro; um relógio com o grande movimento Beta 21; um relógio com bracelete de ouro e mostrador em ónix precioso.

PIAGET The Andy Warhol1

Esta exposição “Time Keepers” composta por relógios preciosos, fotografias e curiosidades trocadas entre Warhol e Piaget, tornou-se o cenário onde os convidados, entre os quais Yves G. Piaget, discutiram a vida de Warhol. Esta exposição permitiu também cimentar uma relação que verá a Piaget apoiar uma próxima exposição do Museu Andy Warhol, a do artista Iraniano Farhad Moshiri – ele próprio um artista contemporâneo de pop art.

PIAGET The Andy Warhol2

Yves G.Piaget e Andy Warhol conheceram-se em 1979, em Nova Iorque. Mais tarde, o artista convidou Yves G. Piaget para aparecer na Interview – a revista inovadora lançada por Warhol uma década antes, onde apresentava as suas conversas com algumas das pessoas mais influentes da moda, da arte, do cinema e da literatura. O próprio Warhol deveria constar nesta lista, famoso pelas suas realizações artísticas, mas também pelo seu amor pelo luxo que fez com que os relógios de Piaget fossem particularmente atraentes para ele.

PIAGET The Andy Warhol5

O CEO da Piaget, Chabi Nouri, comentou o serão: “Trata-se de uma noite emocionante para a Piaget. É importante partilhar entre nós esta história e este legado, não somente para o podermos preservar mas também porque é importante criar novas memórias. Queremos manter a criatividade no centro do que fazemos”.

PIAGET The Andy Warhol3

As “Cápsulas do Tempo” de Warhol são compostas por mais de 600 caixas preenchidas por fotografias, cartas, assim como por objetos únicos com um interesse cultural – um bolo de aniversário em plástico insuflável assinado por Yoko Ono, um convite para a festa “Thriller” do Mickael Jackson e os estêncils originais de alguns dos seus mais inovadores trabalhos de pop art. Alguns dos artefactos relacionados com a Piaget são também fascinantes. Existe uma caixa, agora vazia, de moedas em forma de relógio em chocolate que o Warhol recebeu como presente de Natal e convites com características impressionantes.

PIAGET The Andy Warhol7

Armazenados no Museu Andy Warhol em Pittsburgh, as Cápsulas do Tempo eram a forma que Warhol usava para guardar no tempo certos momentos. Segundo Jose Carlos Diaz, curador do Museu Andy Warhol, tornam a parceria com a Piaget particularmente importante: “Para ambos o tempo era muito importante: a Piaget porque tem um longo legado ao criar estes magníficos relógios, e Warhol porque gosto de pensar nele também como sendo eterno”.

“Penso que as pessoas vão mesmo gostar de ver estes artefactos da Piaget porque não poderão ser vistos nos próximos anos. Para muita gente, é uma oportunidade única e se quiserem voltar a ver novamente estas peças, terão de visitar o Museu Andy Warhol em Pittsburgh!”

PIAGET The Andy Warhol8

Museu Andy Warhol

Localizado em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde Andy Warhol nasceu, o Museu Andy Warhol conta com a maior coleção de obras de arte e arquívos de Warhol e é um dos museus mais abragentes dedicado a um só artista. Warhol é um dos quatro Museus Carnegie de Pittsburgh. Mais informação sobre o Museu Warhol disponível no site www.warhol.org

PIAGET The Andy Warhol Museum