Saiba onde apreciar os melhores cafés por todo o Brasil - Webnáutico

Saiba onde apreciar os melhores cafés por todo o Brasil

DESTAQUE Saiba onde apreciar os melhores cafes por todo o Brasil 1

Para os bons apreciadores de café, nada como um café bem tirado para evidenciar aroma, textura e sabor, em uma casa com baristas treinados e que veem, em uma das bebidas mais desfrutadas do mundo, a sua vocação.

Além da torrefação, moagem e características do fruto, contam também a extração, fundamental para o resultado com muita ou pouca cafeína. Mais concentrado, o espresso é muito apreciado por ser mais concentrado, assim como o cafezinho tirado no coador, onde há maior extração de cafeína. Porém, nas melhores casas do Brasil o cliente ainda pode escolher se deseja bebê-lo extraído pela french press (prensa francesa onde o líquido e o café são misturados por um êmbolo e os resíduos permanecem no fundo do recipiente), ou também a cafeteira italiana.

Saiba onde apreciar os melhores cafes por todo o Brasil 3

Tudo isso só é alcançado pelas mãos de experientes baristas, uma verdadeira arte que vem ganhando cada vez mais apreciadores no Brasil. Confira abaixo alguns endereços por todo o país onde a qualidade do café vem em primeiro lugar:

Coffee Lab: Considerada uma das melhores do mundo e dona de vários prêmios nacionais, essa cafeteria de São Paulo nasceu como uma escola de baristas pelas mãos da Mestre de Torras Isabela Raposeira. Com baristas treinados para explicar todo o processo e aptos a indicar o melhor para cada paladar, este laboratório de café, como é conhecido, oferece aos seus clientes seis tipos de grãos de cinco fazendas diferentes do Brasil. Além dos clássicos espresso, macchiato e o gelado café de capuccino, a casa também oferece a “xicragem”, uma degustação em três estágios. Onde fica: Rua Fradique Coutinho, 1340 – Vila Madalena, SP.

Ateliê do grão: Eleita pela Revista Espresso como uma das 20 melhores cafeterias do Brasil em 2015, a casa goiana oferece grãos especiais que podem ser servidos nos métodos espresso, prensa francesa, aeropress e coado. O barista Magdiel também prepara um trifecta, quando a bebida é preparada através de uma injeção de café), e também divide seus conhecimentos ensinando o passo-a-passo para os clientes. Onde fica: Rua 36, 354 – Goiânia.

Lucca Cafés Especiais: Famosa cafeteria de Curitiba, o local apresenta 18 tipos diferentes de café, todos prepaparados pelos baristas que seguem a escola italiana de cafés e serve espresso com blend próprio, macchiato, cappuccino, entre outros, além de bebidas geladas, drinks de café e cafés com sorvete. A cafeteria ainda oferece workshops e vende seus produtos pela loja virtual. Onde fica: Alameda Presidente Taunay, 40 – Batel, Curitiba.

Cafelier: Já há 22 anos oferecendo o melhor do café em Salvador, a casa oferece 13 tipos de café em um ambiente acolhedor e convidativo, com exposições de arte e música. O carro-chefe leva o nome da casa e é feito com café expresso, licor de chocolate e chantilly. Onde fica: Rua do Carmo, 50 – Santo Antônio, Salvador.

Casa do Barista: Fundada em 2005, a casa da capital fluminense também funciona como uma escola de formação de baristas, além de realizar eventos com o melhor do café nacional. Prezando sempre a qualidade, o mestre Emílio Rodrigues percorre o Brasil em busca de grãos de alta qualidade de diferentes regiões do país, valorizando sempre o trabalho de produtores locais. Onde fica: Rua Hermenegildo de Barros, 193 - Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Academia do Café: Não há como falar de café sem falar de Minas Gerais, estado com uma das maiores produções cafeeiras do país. Coordenada por Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de café, a casa oferece um blend próprio, com notas de chocolates, vindos da Fazenda São Lourenço e o time de baristas tira o café com as mais variadas técnicas disponíveis por lá. No final, os clientes ainda podem comprar e levar para casa a maioria dos grãos. Onde fica: Rua Grão Pará, 1024 – Funcionários, Belo Horizonte.

Saiba onde apreciar os melhores cafes por todo o Brasil 6