banner

Um Bonde Chamado Desejo ganha remontagem em São Paulo

DESTAQUE Um Bonde Chamado Desejo ganha remontagem em Sao Paulo 5

Mais de 13 anos após sua última montagem, o clássico do dramaturgo Tennesse Williams está de volta aos palcos. Um Bonde Chamado Desejo estreou em São Paulo com Eduardo Moscovis e Maria Luísa Mendonça na pele dos protagonistas, além de Virginia Buckowski no elenco.

A trama conta a história de Blanche Dubois (Maria Luísa), uma professora que se muda para a casa da irmã Stella (Virginia), para fugir do seu passado. Traumatizada por uma decepção amorosa, ela ainda esconde o segredo de ter se prostituído em um hotel miserável. Sonhadora, ela vive em um mundo onde mistura ilusões e fantasias para escapar da realidade.

Um Bonde Chamado Desejo ganha remontagem em Sao Paulo 1

Na casa da irmã, ela se depara com o amargurado e astuto cunhado Stanley Kowalsky (Eduardo Moscovis). Ao decidir investigar o passado escondido de Blanche e a confrontar a respeito, ele desencadeia a loucura da mulher. Junto a tudo, a protagonista ainda precisa enfrentar a relação bruta de Stanley e Stella, em uma batalha repleta de tensão sexual já que Blanche sente um forte desejo reprimido em relação ao marido da irmã.

Um Bonde Chamado Desejo ganha remontagem em Sao Paulo 2

Passando por várias épocas musicais, a trilha sonora tem referências a George Gershwin, Beirut e até Amy Winehouse. Já o cenário, é reduzido ao mínimo necessário, enfatizando a importância do texto e jogo de palavras dos atores em cena. Através da linguagem de Tenessee Williams, a peça é recheada de dilemas éticos e morais, muito bem explorados em uma linguagem cheia de simbolismos e metáforas.

O destaque fica pela interpretação de Maria Luísa e Eduardo Moscovis, dando as suas próprias caras aos personagens atemporais. Ainda no elenco, estão Fabrício Licursi, Fernanda Castello Branco e Matheus Martins. A direção é de Rafael Gomes.

Um Bonde Chamado Desejo ganha remontagem em Sao Paulo 4

Um Bonde Chamado Desejo foi escrito pelo norte-americano em 1947 e rendeu um Prêmio Pulitzer a Tennesse Williams, considerado um dos textos mais complexos da história dos EUA. A peça estreou na Broadway, com Marlon Brando (ainda relativamente desconhecido) no papel de Stanley. Em 1951, o drama virou filme com Brando e Vivian Leigh na pele dos protagonistas. No Brasil, o longa recebeu o nome de Uma Rua Chamada Pecado.

Em cartaz até o dia 27 de março, a peça faz parte das comemorações de 50 anos do Teatro Tuca, em São Paulo. Um Bonde Chamado Desejo pode ser conferido às sextas, sábados e domingos, na Rua Monte Alegre, em Perdizes.