Cinco ideias para sua casa de praia
Casa de praia com amplitude e integração
A primeira sugestão é uma casa de praia com muito espaço e ambientes integrados. Os tons de azul e branco garantem frescor e sofisticação, além de integrar o conjunto. A casa se torna um lugar aconchegante para receber amigos e parentes em todas as épocas do ano. Este projeto tem 325 m² e é assinado por Rogério de Lima Souza. O objetivo aqui foi priorizar o convívio da família, então foi feito um living de 140 m² distribuído em cinco ambientes para o lazer. Para o piso, peças grandes de porcelanato dão a sensação de um ambiente ainda maior. Na sala, até uma lareira com 6,5 metros de altura, item inusitado na praia, compõe o visual, afirmando o uso da casa para o ano inteiro. Ela contrapõe a leveza da escada que dá acesso à ala íntima da casa. A escada tem degraus em mármore travertino e usa o vidro, garantindo leveza e sensação de fluidez. A parede foi revestida com mosaico de madeira natural em relevo de acabamento patinado, criando textura. Os toques de cor estão presentes em detalhes como tapetes, móveis e objetos de decoração. Uma mesa de sinuca laqueada de branco com feltro azul é o elemento em destaque, integrada ao estar e à decoração. A mesma linha foi usada na área gourmet, que fica perto da piscina, com adega, refrigerador, churrasqueira e um bar com mais de 4 metros de comprimento. A iluminação garante diferentes cenários para as mais variadas reuniões.
Decoração monocromática na praia
Um apartamento na praia com decoração ousada, combinando tons de cinza em todos os ambientes, contrariando a ideia mais comum de casa de praia colorida. A arquiteta gaúcha Cássia Kroeff fez o projeto de seu próprio apartamento fugindo do óbvio: investiu na monocromia e no minimalismo. A intenção foi fazer do apartamento estilo loft um espaço integrado e acolhedor. Foram eliminadas paredes para deixar a área social sem divisórias, os quatro quartos foram transformados em três e a lavanderia e o lavabo foram suprimidos para dar amplitude. Os muitos tons de cinza se alternam nas paredes, nos móveis e até no teto, mesclados nos diversos detalhes. Várias paredes ficaram com um estilo cimentício. Até os móveis da cozinha têm acabamento em laminado decorativo em padrão cotelê alumínio. Na decoração foi utilizada uma paleta de cores neutras. A arquiteta provou que um projeto limpo, padronizado e sem muitas informações pode resultar em um lar muito acolhedor.
Área de convívio no segundo andar, uma lógica invertida
O projeto inverte plantas convencionais, deixando a área de convívio no segundo piso para que a família possa contemplar a praia sobre as dunas, tendo uma vista panorâmica permanente do mar. Profissionais do escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura criaram este projeto de 435 m². Os dormitórios foram colocados no térreo e as áreas de convívio interno e externo foram projetadas no pavimento elevado. Deste nível a visão parece de um mirante acima das dunas preservadas. Foi construída uma ampla área social envidraçada, com cozinha americana, terraço e piscina. O deque de madeira integra a área social com a piscina. O hall de entrada dá acesso ao pavimento da área íntima ou ao superior. Os terraços integram a casa e a natureza, e o peitoril de vidro deixa a vista limpa. Mesmo no inverno, com os vidros fechados, a sensação de amplitude persiste.
Ar modernista na praia com linhas retas
O projeto do escritório Pimont Arquitetura foi inspirado na presença exuberante da natureza brasileira, com traços modernistas que honraram a tradição arquitetônica do país. As linhas retas deram origem a espaços amplos com muita luz natural e formados por paredes que mostram os materiais. A casa tem uma área de 300 m² e já impressiona na fachada, composta por ripados de madeira no térreo e de alumínio no segundo andar, onde ficam três das quatro suítes. Além de bela, a estrutura garante a privacidade do espaço interno e o controle da insolação, sem impedir que a paisagem seja vista pelos moradores. No hall de entrada ladrilhos hidráulicos criam um cenário geométrico. Entrando na área social integrada é possível ver a piscina e a churrasqueira através dos painéis de vidro que ligam o interior ao exterior. A textura dos tijolos aparentes se mistura com o cinza do concreto e o branco das paredes, dando um clima de conforto minimalista. Móveis que lembram a década de 50 se unem a itens contemporâneos para formar uma decoração retrô. A escultural escada é formada por madeira, metal e cabos de aço. Para a piscina, estudos de insolação e da paisagem circundante determinaram sua localização exata, tirando o maior proveito da luz do sol e da privacidade que o lugar pode oferecer. A ideia do projeto foi criar caixas que são compostas por cada grupo de peças.
Tendência na decoração
A Casa Cor 2015 do Rio Grande do Sul contou com o espaço La Playa, com um projeto sofisticado do arquiteto Sandro Jasnievez. Sua inspiração foram locais como Punta Del Leste e Palma de Mallorca, deixando os ambientes com ar de desfrute de experiências à beira-mar. A principal cor utilizada é o azul, em diferentes tons, além de formas geométricas nas peças decorativas e o uso de materiais naturais. O branco foi utilizado no sofá e nos móveis de jantar, combinando perfeitamente com o azul. Outras cores e formas de frutas são utilizadas nos itens da cozinha como amarelo, sem acabar com a sofisticação. O projeto tem alegria, conforto e luxo.