banner

Frida Kahlo na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

DESTAQUE frida kahlo caixa cultural 3

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 30 obras da artista mexicana, até o dia 27 de março. Estão expostos 20 trabalhos de óleo sobre tela e dez obras em papel, entre desenhos, colagens e litografias de Frida Kahlo. Além destes, há cerca de cem obras de outras 14 artistas, mulheres nascidas ou radicadas no México como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein.

frida kahlo caixa cultural 1

A exposição foi idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, e tem o patrocínio da CAIXA, com apoio da Secretaria de Relaciones Exteriores de México (SER), Embaixada do México no Brasil, Instituto Nacional de Bellas Artes (INBA), Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (Conaculta) e Conselho de Promoção Turística do México (CPTM). Sob a curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição apresenta um amplo panorama do pensamento plástico da artista, e revela a complexa rede e o potente imaginário que se formaram, tendo como eixo sua figura. As obras ocupam três galerias da CAIXA Cultural Rio de Janeiro com pinturas, esculturas, fotografias, documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens.

frida kahlo caixa cultural 6

Teresa destaca que os autorretratos e os retratos simbólicos marcam uma ruptura, que separa o âmbito público do estritamente privado. "Em alguns de seus autorretratos, Frida Kahlo, Maria Izquierdo e Rosa Rolanda elegeram cuidadosamente a identificação com o passado pré-hispânico e as culturas indígenas do México, utilizando ornamentos e acessórios que remetem a mulheres poderosas, como deusas ou tehuanas, apropriando-se das identidades destas matriarcas amazonas", afirma Arcq. Para ela, a confluência dos grupos de exiladas europeias favoreceu a atmosfera criativa intelectual e uma completa rede de relações e influências com Kahlo e as demais artistas mexicanas.

frida kahlo caixa cultural 2 

Frida Kahlo:

Durante toda sua vida, Frida Kahlo, que nasceu em Coyoacán, no México (06/07/1907 – 13/07/1954), pintou apenas 143 telas. Dentre as 20 pinturas expostas, seis são autorretratos. Existem ainda outras duas de suas telas que trazem a sua presença, além das fotografias de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi, e na litografia Nu (Frida Kahlo) (1930), de Diego Rivera.

 

Mostra de filmes

Como parte da exposição, a Galeria 1, no térreo da Caixa Cultural Rio de Janeiro, será transformada em espaço de exibição de filmes sobre as artistas Alice Rahon, Rara Avis, Jacqueline Lamba, Leonora Carrington, Remedios Varo e Frida Kahlo. A programação é gratuita e se repete nos mesmos horários ao longo da exposição.

 

Programação:

10h30 – Alice Rahon (2012), 64’, de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)

12h – Rara Avis – Bridget Tichenor (1985), 21’, de Tufic Makhlouf

12h30 – Jacqueline Lamba (2005), 120’, de Fabrice Maze (Produção: Seven Doc)

15h – The Life and Times of Frida Kahlo (2005), 90’, de Amy Stechler (Produção: Daylight Films e WETA, Washington DC, in association with Latino)

17h – Leonora Carrington (2011), 107’, de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)

19h – Remedios Varo (2013), 64’, de Tufic Makhlouf (Produção: Seven Doc)

 

Serviço

Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México

Entrada franca (as senhas estão disponíveis no site www.ingresse.com e na recepção da CAIXA Cultural)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Visitação: 30 de janeiro a 27 de março de 2016

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Classificação indicativa: Livre

 

 

Veja Também

 

Anúncios