Osteria Francescana é melhor restaurante do mundo

DESTAQUE Osteria Francescana leva premio de melhor restaurante do mundo 1

Pela primeira vez na história da premiação dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo 2016, um restaurante italiano levou o reconhecimento máximo, premiando o Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura, como o número 1 do mundo.

Localizado na cidade de Modena, o Osteria Franciscana é um pequeno restaurante, com apenas 12 concorridíssimas mesas. Conhecido por trabalhar com ingredientes típicos do país, o restaurante prepara pratos clássicos da gastronomia italiana sempre com um toque de inovação tanto em técnicas de preparo quanto em apresentação, servindo assim uma reinterpretação do que há de mais tradicional no país, com pratos divertidos e inventivos, celebrando a culinária italiana sem se manter presa a ela.

Osteria Francescana leva premio de melhor restaurante do mundo 2

Quem deseja comer a la carte no restaurante tem poucas opções, já que o interessante mesmo é pedir o menu-degustação. O menu Tradição em Evolução é algo semelhante a uma compilação dos melhores pratos do Osteria, como o famoso prato com 5 apresentações do queijo parmesão com diferentes formas e texturas e a Caesar Salad in Emilia, um prato que mostra o lado brincalhão de Bottura. Quando colocado à mesa, o prato nada mais parece do que apenas um pé de alface. Porém, escondido dentro está o queijo parmesão no formato de wafers crocantes; ovos curados em sal e açúcar e depois secos ao ar até que fiquem duros o suficiente para grelhar; e tomates que passam por tecido queijeiro por pelo menos 12 horas.

Osteria Francescana leva premio de melhor restaurante do mundo 4

Quem deseja experimentar esse menu tem que desembolsar 180 euros e mais 120 se quiser harmonizar os pratos com vinhos selecionados. Outra opção é o Sensações, uma seleção progressiva de pratos que muda de acordo com os ingredientes da estação, e que custa 20 euros a mais do que o menu-degustação. Independente do que for pedido, todos os pratos mostram a inventividade do Osteria.

Porém, esta inovação dos clássicos não foi vista com bons olhos na pequena cidade italiana, quando o chef Bottura decidiu abrir o local em 1995. Na época, ele foi chamado até de “traidor da cozinha italiana” por alguns críticos por causa da reconstrução que fazia dos grandes pratos italianos. Foi por pouco que Massimo não desistiu do restaurante, sendo incentivado a continuar pela sua esposa. Há cerca de 15 anos, a sorte do Osteria mudou quando um grupo de chefs acabou comendo lá por acidente, após ficarem presos em Modena. Isso foi tudo que bastou para o reconhecimento internacional do restaurante e, depois disso, os prêmios não pararam mais.

Osteria Francescana leva premio de melhor restaurante do mundo 3

Na premiação que aconteceu nesta semana, um emocionado Bottura disse que o reconhecimento é fruto de muito trabalho duro e ainda convidou a todos os presentes para se unirem a ele na soup kitchen – seu projeto filantrópico para alimentar comunidades carentes – que irá montar nas favelas do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

Os restaurantes de 2016 foram escolhidos por 1000 integrantes da indústria, incluindo restaurateurs, chefs, críticos e gourmets, que escolheram suas sete melhores experiências em restaurantes, levando em conta não só a comida, mas tudo que eles vivenciaram enquanto estavam nos estabelecimentos. Em segundo lugar ficou o espanhol El Celler de Can Roca, que inverteu as posições com o Osteria já que foi o campeão de 2015, enquanto o restaurante de Bottura levou o segundo lugar.

Osteria Francescana leva premio de melhor restaurante do mundo 5

Entre os brasileiros, apenas o D.O.M., restaurante do chef Alex Atala em São Paulo, permaneceu na lista, mesmo caindo de duas posições e alcançando a 11ª colocação. Já o Maní, que em 2015 aparecia em 41º, este ano desceu para 51º na premiação que é considerada o Oscar no mundo da gastronomia.

 

Links:

Site: http://www.osteriafrancescana.it/ 

Melhor do mundo: http://www.theworlds50best.com/list/1-50-winners/Osteria-Francescana

Wikipedia do chef: https://en.wikipedia.org/wiki/Massimo_Bottura

Twitter do chef: https://twitter.com/massimobottura