Aerion AS2 Supersonic Private Jet
O Aerion AS2 é um jato executivo supersônico projetado pela Aerion Corporation em conjunto com a Airbus, programado para entrar em serviço em 2023. O primeiro anúncio da aeronave aconteceu em setembro de 2014, com vôos de teste previstos para começar em 2019. O custo estimado por aeronave é de US$ 120 milhões.
O AS2 voará em alta velocidade, aproximadamente 1.800 km/h, usando tecnologia de fluxo laminar supersônico. Além disso, o design da asa permitirá um menor consumo de combustível e maiores trajetos de viagem, de até 9.800 quilômetros, reduzindo a resistência aerodinâmica em 20%. Isso faz com que o AS2 diminua o tempo de viagem transatlântico por 3 horas e o trans-Pacífico por 6 horas ou mais. A cabine é projetada para acomodar até 12 passageiros em uma cabine de mais de 9 metros de comprimento. Recentemente a NASA emitiu um contrato para modelar o boom supersônico no solo, e esses novos regulamentos de ruído para 2020 fizeram com que a Aerion mudasse o design de dois para três motores.
Em 2015, a Flexjet anunciou que já realizou uma encomenda, avaliada em US$ 2,4 bilhões, por vinte unidades da Aerion AS2s, com entrega prevista para começar em 2023. O CEO da Flexjet, Kenn Ricci, disse que a companhia usaria o jato supersônico para vôos no exterior e também na China, que não tem restrições sobre booms sônicos. Ricci destaca que, com a aeronave viajando em Mach 1.2, seu boom não atingiria o solo, possibilitando que os reguladores permitam o vôo supersônico sobre a terra. A Flexjet, de propriedade da Directional Aviation Capital, oferece aos clientes uma propriedade fracionária de aeronaves, em vez de compra direta. Essa negociação torna a Flexjet o primeiro operador de frota do avião.
A Flexjet e a Aerion trabalharão em conjunto para projetar um interior de cabine premium personalizado para a frota Flexjet, com a ideia de proporcionar dias mais produtivos e até semanas ao longo de um ano. Por exemplo, um jato de negócios de longo alcance típico que registraria cerca de 402 mil quilômetros em um ano iria voar por cerca de 500 horas, enquanto as mesmas milhas poderiam ser cobertas no AS2 em cerca de 300 horas. A diferença para viajantes é o equivalente a 25 dias úteis de 8 horas.
A Aerion também anunciou que sua parceria com o grupo Airbus cresceu, e que a empresa irá expandir os recursos em engenharia, planeamento logístico e apoio à gestão. "Quanto mais avançarmos no caminho de desenvolvimento com a Aerion, maior será o nosso entusiasmo por este programa e mais profundo nosso compromisso", diz Allan McArtor, presidente e CEO do Grupo Airbus. "Sob nosso novo acordo, nossas duas empresas estão trabalhando como uma, para levar o AS2 supersônico da Aerion ao mercado de jatos executivos", diz.
Características gerais do AS2
Tripulação: 2
Capacidade: 8-12 passageiros
Comprimento: 170 pés (51,8 m)
Envergadura: 61 pés (18,6 m)
Altura: 22 pés (6,7 m)
Área da asa: 1,350ft² (125m ²)
Peso vazio: 49,800 lb (22,588 kg)
Máx. Peso de decolagem: 54.000 kg
Velocidade máxima: 1837 km/h
Intervalo: 5300 milhas náuticas (9816 km)
Veja mais: http://www.aerionsupersonic.com