Novo jato executivo voa do RJ à Austrália sem escalas
A Bombardier Aerospace revolucionou o mercado dos jatos executivos com o seu lançamento, o Global 8000, capaz de voar mais longe do que qualquer outro jato executivo, percorrendo até 14.631 km. Isso significa um voo do Rio de Janeiro à Austrália, ou de São Paulo à Índia, direto, sem escalas, e levando oito passageiros. Porém, no total, o avião acomoda até 19 pessoas.
Além da impressionante autonomia de voo, a aeronave ainda oferece uma cabine interna de 63 metros cúbicos dividida em três zonas extremamente confortáveis e sofisticadas, projetadas para oferecer a melhor experiência de viagem possível, com materiais de alta qualidade garantindo um acabamento impecável na aeronave.
A suíte fica na área mais silenciosa da cabine e conta com a opção de cama permanente, além de um chuveiro. A área comum acomoda todos os passageiros confortavelmente com uma mesa espaçosa que pode ser usada tanto para refeições como para conduzir reuniões. Todos os assentos se tornam confortáveis camas. A cozinha é espaçosa e permite guardar vários tipos de alimentos e bebidas, assim como toda a louça necessária. Há também um espaço de escritório que pode ser fechado para o resto da cabine, equipado em tecnologia de comunicação de última geração e um sistema de gerenciamento de toda a cabina de ponta.
Uma dessas tecnologias é um sistema avançado de iluminação que permite o fácil ajuste do ambiente de cabine em cada zona, ideal para várias atividades como trabalho, jogos, refeição ou apenas para relaxar. Durante o dia, as janelas maiores do que as convencionais proporcionam mais luz natural e uma bela visão.
O avião ainda conta com um espaço para quatro tripulantes, com uma cabine fechada e assentos reclináveis que ficam praticamente igual a uma cama. Para o piloto, o cockpit tem uma nova tecnologia chamada The Bombardier Vision Flight Deck, desenvolvida para minimizar a probabilidade de erro humano e reduzir a carga de trabalho do piloto, simplificando as operações e atingindo uma velocidade de cruzeiro Mach 0,90. Além de todos os confortos e luxos, o Bombardier Global 8000 tem um motor de última geração que é extremamente eficiente, econômico e com poucas emissões.
A canadense Bombardier Aerospace, terceira maior produtora mundial de jatos civis, prevê que o Global 8000 esteja nos céus em 2019. O preço ainda não foi revelado, mas estima-se algumas dezenas de milhões de dólares
Mais informações: http://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/global/global8000.html