Novo Land Rover Defender
O já conhecido Defender é um 4x4 bastante rústico, produzido pela Land Rover há várias décadas, que teve poucas mudanças desde sua primeira edição, na década de 1940. O Defender é disponibilizado em vários modelos, entre as opções de jipe, pick-up cabine simples e pick-up cabine dupla. Mas o novo modelo, um dos lançamentos mais aguardados da Land Rover nos últimos anos, chegará ao mercado com um tipo inédito de câmbio. Segundo a imprensa europeia, que antecipou a notícias, a fabricante inglesa vai adotar nesta versão uma caixa de dupla embreagem de oito marchas com função específica para uso off-road. O objetivo é usar as primeiras relações, naturalmente mais curtas, para substituir o sistema de transmissão 4×4 tradicional, de forma semelhante ao sistema usado no Brasil pelo Jeep Renegade e modelos a diesel da Mercedes.
Este câmbio, chamado de Polar 3, poderá inclusive dispensar o uso da tradicional caixa de transferência, reduzindo assim o peso e o consumo de combustível. Como é comum em transmissões desse tipo, haverá uma embreagem para as marchas ímpares e outra para as pares. As primeiras relações devem funcionar como reduzida, enquanto as mais altas serão ajustadas para condução convencional. O que já é característica da marca, o sistema Terrain Response atuará em conjunto para reforçar a performance.
Para ocupar o lugar do Defender que deixou de ser fabricado, a Land Rover lançará um jipe completamente novo com a missão de constituir uma família, assim como as linhas Range Rover e Discovery. Pelo que foi divulgado até o momento, a linha será composta por cinco membros: duas carrocerias de duas portas, um modelo longo com quatro portas e duas versões diferentes em formato picape.
História
O primeiro Land Rover foi apresentado na década de 1940, concebido com simplicidade para proporcionar uma grande capacidade com força e durabilidade sem iguais. Hoje, mais de seis décadas depois, a estimativa é de que mais de dois terços de todos os Land Rover produzidos ainda estejam em circulação, sendo muitos destes em condições extremas e nos locais mais inóspitos do planeta. Características como a construção extremamente robusta, projeções dianteiras e traseiras reduzidas, preparado para enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais exigentes do mundo, são qualidades que representam uma parte significativa do que torna um Land Rover tão exclusivo até hoje.
Em 1970 foi introduzido um produto radical inteiramente novo, que criou a sua própria categoria de veículo, o Range Rover original, que incorporava todas as capacidades de um Land Rover com o conforto de um veículo de passageiros convencional.
Nas décadas cinquenta e sessenta foram realizadas melhorias em estabilidade e redução do diâmetro de viragem. Nesta época a Land Rover era líder no mercado emergente de veículos off-road. Por suas características, inúmeras organizações passaram a depender destes veículos para transporte de pessoal e equipamentos nas situações mais extremas em segurança absoluta. Desde então as linhas têm sido inovadas com modelos novos, maior requinte, tecnologias mais inovadoras, maior eficiência e emissões mais reduzidas, porém sem mudanças radicais em seu design, mantendo sempre as linhas marcantes da fabricante.
Saiba mais:
http://www.landrover.com/vehicles/defender/index.html