VIVARA

Segunda geração do Porsche Panamera

DESTAQUE Porsche revela segunda geracao do Panamera 1

Maior e com aparência mais agressiva, a Porsche apresentou o novo modelo do Panamera em um evento especial que aconteceu em Berlim, na Alemanha. Sucesso desde 2009, o esportivo já passou por uma remodelação há pouco mais de três anos. Agora, o modelo foi inteiro reformulado e a segunda geração do Panamera, pensada para ser um Gran Turismo realinhado, chega ao mercado com a intenção de se tornar um ícone de performance na categoria luxo.

Porsche revela segunda geracao do Panamera 4

O novo modelo uniu o desempenho de um carro esportivo com o conforto de um sedã, fazendo ajustes sutis na carroceria. No exterior, um capô alongado e grandes rodas de liga-leve deixaram o carro 35 mm mais longo, além de um pouco mais largo e alto do que o modelo anterior, com uma distância de 30 mm entre os eixos.

Novas entradas de ar e uma grade redesenhada deram à parte frontal do carro um visual mais agressivo, enquanto a parte de trás conta com novas luzes LED que passam por toda a volta. Grandes tubos de escape e uma asa traseira que se movimentam automaticamente completam o visual.

Porsche revela segunda geracao do Panamera 2

Na parte interna, um novo layout do painel de instrumentos tem superfícies sensíveis ao toque e displays interativos, substituindo a série de botões do antigo modelo e criando uma interface parecida com as de tecnologia para smartphone, facilitando o controle do carro. Chamado de Porsche Advanced Cockpit, esse sistema pode ter uma configuração personalizada e uma série de funções de comunicação, assistência e conveniência para facilitar a vida do motorista e também dos passageiros.

Porsche revela segunda geracao do Panamera 3

Uma ótima função de assistência, por exemplo, é a visão noturna, que usa uma câmera térmica para detectar pessoas e grandes animais, exibindo um tom de alerta no mostrador. Se o carro ainda tiver equipado com os faróis opcionais de matriz de LED, ele ainda ilumina pessoas eventualmente posicionadas fora do campo de visão. Ambos os recursos são opcionais. Para completar, uma tela touchscreen oferece navegação online por satélite, integração com o Apple CarPlay e um sistema de controle de voz atualizado. O conta-giros, posicionado no centro do painel de instrumentos, faz um tributo ao Porsche 356 A, de 1955.

Porsche revela segunda geracao do Panamera 5

Sistemas inovadores no chassi também são responsáveis por trazer todo o conforto ao carro esportivo, como uma suspensão pneumática adaptativa com controle eletrônico de amortecedores; um aperfeiçoamento do sistema Porsche de Controle Dinâmico Esportivo do Chassi. Além de um sistema integrado de Controle do Chassi 4D que sincroniza os sistemas em tempo real para otimizar o desempenho do Panamera na estrada. O desempenho dos freios, da direção e da dirigibilidade também foi aperfeiçoado, elevando o carro ao nível do Gran Turismo.

Os motores de segunda geração foram reprojetados para serem mais econômicos e mais potentes e três novos motores biturbo serão apresentados no mercado: no Panamera Turbo, no 4S e no 4S Diesel. O Panamera Turbo atinge 306 km/h e tem o motor a gasolina mais potente da série de modelos, com seus 8 cilindros acelerando o carro a até 100 km/h em 3,8 segundos. O Panamera 4S pode alcançar 100km/h em apenas 4,4 segundos e tem uma velocidade máxima de 289 km/h. A Porsche afirmou que o 4S Diesel é o carro mais veloz a diesel do mundo. O poderoso V8 dá um torque de 850Nm e chega de 0 a 100 em 4,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 284 km/h, bem pouco a menos do que o motor a gasolina.

Para completar, o carro ainda é equipado com um botão Sport Response. O Mode Switch, apresentado pela primeira vez no Porsche 918 Spyder, é um anel com operação intuitiva localizado no volante, que pode ser usado para ativar um dos quatro modos de condução do carro (Normal, Sport, Sport Plus ou Individual). No modo Sport (ou plus), o esportivo alcança o seu potencial máximo.

O Porsche Panamera já pode ser encomendado. O carro chegará às concessionárias da Alemanha no dia 05 de novembro, com preços a partir de € 113.027 para o 4S e € 153.011 para o Turbo. No Brasil, a previsão é que os modelos cheguem até o final do ano para serem comercializados no mercado nacional, mas ainda sem nenhum preço definido.