VIVARA

Um carro para 2116

DESTAQUE um carro para 2116 13

A BMW apresentou em Munique, na Alemanha, o protótipo do carro do futuro. A fabricante mostrou um modelo de como será o carro de 2116, chamado de Vision Next 100. Ele é totalmente elétrico, não emite gases poluentes, conta com carroceria em fibra de carbono e plástico e combina funções tradicionais com tendências de vanguarda.

um carro para 2116 2

O carro tem estilo desportivo e ao mesmo tempo muita elegância, conforme a fabricante, que acredita que o futuro está nos veículos autônomos. Além disso, é um veículo adaptado para atender às necessidades da mudança de condutor. Ele tem as opções 'Ease' ou 'Boost', que permitem escolher entre modo de condução manual ou automático. Além disso, é possível mudar todo o interior do automóvel de acordo com quem vai estar na direção.

um carro para 2116 3

No Boost, o condutor é quem vai de fato controlar o volante do veículo. Ainda assim, este BMW está preparado para facilitar a vida indicando, por exemplo, qual o melhor trajeto para chegar ao destino e a que velocidade deve ir. Se este for o modo escolhido, o interior do Vision Next 100 será semelhante ao de um carro atual, mas com um toque de século XXII.

um carro para 2116 1

Já no Ease, tudo se transforma. O volante e o console são recolhidos e o espaço interno torna-se quase uma sala de estar. Os assentos giram e todos os passageiros podem ficar virados de frente para o centro, enquanto o piloto automático segue viagem para o destino final.

um carro para 2116 4

Para a BMW esta é a fusão entre o mundo digital e o físico, com uma tecnologia em que a inteligência artificial antecipa as necessidades do condutor e passageiros. Uma das características é que o volante é substituído por um comando. Desaparecem também botões e painel de instrumentos, com as informações em tempo real, como velocidade, direção e perigos na pista projetadas no pára-brisas, além de atender através de gestos e comandos por voz.

um carro para 2116 5

O painel é bem limpo, sem grandes instrumentos, apenas com pequenos recortes geométricos móveis que cobrem toda a superfície e servem como indicadores de perigo. Eles reagem e mostram a direção e a proximidade de pedestres e carros, evitando uma possível colisão.

um carro para 2116 6

Outra característica marcante do veículo são os pára-lamas que se estendem sobre as rodas e são produzidos com um material flexível por baixo da estrutura metálica, que é composta por recortes geométricos, dando a impressão de que a carroceria 'se estica' quando as rodas são esterçadas.

um carro para 2116 7

Materiais renováveis e recicláveis também foram utilizados na fabricação do carro. O design é extremamente futurista, composto por linhas bem suaves. A tradicional grelha frontal da BMW ganha mais espaço e divide a dianteira com pequenos faróis de LED. As portas têm abertura automática para cima, em estilo asas de gaivota, deixando fácil o acesso ao espaço interior.

um carro para 2116 9

O Vision Next 100, com sua engenharia moderna e design, é o primeiro de uma série de quatro protótipos projetados para celebrar os 100 anos da BMW. Os outros três serão da Mini, Rolls-Royce e da divisão de motociclos da fabricante. Apesar de ser apenas um conceito, a BMW vem demonstrando bastante interesse no desenvolvimento de um carro autônomo, mostrado pelas parcerias realizadas.

um carro para 2116 10

um carro para 2116 11

um carro para 2116 12

um carro para 2116 14