Um carro para 2116
A BMW apresentou em Munique, na Alemanha, o protótipo do carro do futuro. A fabricante mostrou um modelo de como será o carro de 2116, chamado de Vision Next 100. Ele é totalmente elétrico, não emite gases poluentes, conta com carroceria em fibra de carbono e plástico e combina funções tradicionais com tendências de vanguarda.
O carro tem estilo desportivo e ao mesmo tempo muita elegância, conforme a fabricante, que acredita que o futuro está nos veículos autônomos. Além disso, é um veículo adaptado para atender às necessidades da mudança de condutor. Ele tem as opções 'Ease' ou 'Boost', que permitem escolher entre modo de condução manual ou automático. Além disso, é possível mudar todo o interior do automóvel de acordo com quem vai estar na direção.
No Boost, o condutor é quem vai de fato controlar o volante do veículo. Ainda assim, este BMW está preparado para facilitar a vida indicando, por exemplo, qual o melhor trajeto para chegar ao destino e a que velocidade deve ir. Se este for o modo escolhido, o interior do Vision Next 100 será semelhante ao de um carro atual, mas com um toque de século XXII.
Já no Ease, tudo se transforma. O volante e o console são recolhidos e o espaço interno torna-se quase uma sala de estar. Os assentos giram e todos os passageiros podem ficar virados de frente para o centro, enquanto o piloto automático segue viagem para o destino final.
Para a BMW esta é a fusão entre o mundo digital e o físico, com uma tecnologia em que a inteligência artificial antecipa as necessidades do condutor e passageiros. Uma das características é que o volante é substituído por um comando. Desaparecem também botões e painel de instrumentos, com as informações em tempo real, como velocidade, direção e perigos na pista projetadas no pára-brisas, além de atender através de gestos e comandos por voz.
O painel é bem limpo, sem grandes instrumentos, apenas com pequenos recortes geométricos móveis que cobrem toda a superfície e servem como indicadores de perigo. Eles reagem e mostram a direção e a proximidade de pedestres e carros, evitando uma possível colisão.
Outra característica marcante do veículo são os pára-lamas que se estendem sobre as rodas e são produzidos com um material flexível por baixo da estrutura metálica, que é composta por recortes geométricos, dando a impressão de que a carroceria 'se estica' quando as rodas são esterçadas.
Materiais renováveis e recicláveis também foram utilizados na fabricação do carro. O design é extremamente futurista, composto por linhas bem suaves. A tradicional grelha frontal da BMW ganha mais espaço e divide a dianteira com pequenos faróis de LED. As portas têm abertura automática para cima, em estilo asas de gaivota, deixando fácil o acesso ao espaço interior.
O Vision Next 100, com sua engenharia moderna e design, é o primeiro de uma série de quatro protótipos projetados para celebrar os 100 anos da BMW. Os outros três serão da Mini, Rolls-Royce e da divisão de motociclos da fabricante. Apesar de ser apenas um conceito, a BMW vem demonstrando bastante interesse no desenvolvimento de um carro autônomo, mostrado pelas parcerias realizadas.