Volvo XC60
A Volvo lançou o XC60 em setembro com preço entre R$ 235.950 e R$ 266.950. O crossover desembarca primeiro na versão T5, mas o fabricante sueco adiantou que a versão a diesel D5 chegará até julho de 2018, possivelmente próxima da importação do T8 híbrido. "O XC60 é o Volvo mais vendido do Brasil, então é o modelo mais importante para a gente. Até mais do que em outros lugares do mundo, afirma Leandro Teixeira, diretor de marketing da Volvo. É um belo aumento face os R$ 214.950 pedidos pelo XC60 Momentum T5 de primeira encarnação, entretanto, o fabricante espera compensar isso ao incrementar itens e tecnologias.
O XC60 T5 conta com motor 2.0 turbo de 254 cv, enquanto o D5 a diesel tem 235 cv. Ainda há o mais potente T6 a gasolina, que une turbo e compressor volumétrico para entregar 320 cv. O câmbio automático de oito marchas permanece como opção de transmissão. Todos virão com tração integral, algo que não acontece nas versões de entrada do Volvo vendido atualmente no Brasil.
São três versões para o XC60 T5. A de entrada Momentum sai por R$ 235.950 e traz rodas aro 19, grade frontal com aletas no tom "black piano" e saídas de escape arredondadas. De série, o modelo virá bem completo, com teto solar panorâmico, sistema de som de 330w, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, ar-condicionado Clean Zone, quadro digital de oito polegadas, seis airbags (dianteiros, laterais frontais e do tipo cortina), alerta de colisão, city safety com detecção noturna, leitura digital de placas de velocidade, leitor de ponto-cego, assistente de partida em rampa e faróis integralmente de leds.
Oferecido por R$ 256.950, o intermediário Inscription se diferencia pelas rodas aro 20, saídas retangulares de escapamento, frisos laterais com o logo e grade com aletas cromadas. Ele acrescenta painel de 12,3 polegadas, alerta de colisão traseira, alerta de ponto-cego com sensor de tráfego cruzado, chave com controle remoto integral revestida de couro, abertura e partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo com condução semiautônoma, espelhos externos eletrocrômicos, abertura e fechamento da tampa do porta-malas handsfree - você pode passar o pé abaixo do para-choque para abrir o compartimento.
Vendido por R$ 266.950, o R-Design tem decoração mais esportiva, o que inclui para-choques, spoiler maior, soleira das portas, saias e suspensão mais baixa associada ao jogo de rodas aro 21. O interior ganha pedaleiras metálicas e bancos envolventes, além de volante com borboletas para troca de marchas e subwoofer. Há três cores novas: Fusion Red (vermelho fusão), Mapple Brown (marrom acer) e Denim Blue (azul jeans).
A Volvo considera como principais concorrentes do XC60 o Land Rover Discovery Sport e os mais caros Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. A rivalidade com o Discovery Sport é a mais forte, 25% do mercado pertence ao Volvo e 35% ao Land Rover - o segmento responde por 8.500 carros por ano. "O grande objetivo da Volvo é retomar a liderança do segmento", aposta João Oliveira, diretor de vendas do fabricante. O XC60 foi líder entre 2009 e 2015, mas 2016 foi o primeiro ano de vendas cheio do rival fabricado em Itatiaia (RJ). A Volvo espera retomar a primeira posição ainda em 2018, mesmo só com versões a gasolina. Os executivos não falaram em números de vendas, porém, a previsão fica entre 250 e 300 carros/mês.
Conheça as novas tecnologias
A segurança foi igualmente aperfeiçoada e marca a estreia de duas tecnologias na linha Volvo. O sistema de frenagem automática City Safety passa a atuar a até 60 km/h, contra 50 km/h de antes. Segundo a Volvo, 85% das colisões ocorrem a até 50 km/h. Caso tudo dê errado, a estrutura está ainda mais segura e conta com aço estampado a quente nas colunas A, B e C, o que forma uma gaiola de proteção de ultraaltaresistência.
A outra novidade é o sistema de direção ativa que evita colisões com carros que vêm na direção contrária, além de auxiliar em manobras evasivas. O suporte de direção funciona também em conjunto com o City Safety em velocidades entre 50 a 100 km/h e detecta o risco de colisão com motos, pedestres e animais. Ele também ajuda caso você já esteja manobrando para escapar de uma colisão iminente. Se o sistema detectar um outro veículo no ponto-cego a até 130 km/h, a tecnologia também é capaz de evitar uma colisão.
Entre os luxos, há ar-condicionado CleanZone de quatro zonas com sistema de filtragem de poluentes e outras impurezas. Segundo eles, o sistema oferece qualidade de ar escandinava mesmo nas piores situações. O sistema de condução semiautônoma oferecido no XC90 é opcional e mostra-se capaz de conduzir o carro sozinho a até 130 km/h, desde que as câmeras e sensores consigam ler a marcação de faixas e outras sinalizações.
Por dentro, o quadro de instrumentos pode ser digital com tela de oito polegadas na versão de entrada Momentum ou até 12,3 polegadas nos mais caros Inscription e R-Design, tal como é no XC90. Falando nele, o crossover grande também emprestou ao XC60 a central multimídia verticalizada de 9 polegadas.
Outros lançamentos
Diante da necessidade de ganhar mercado em um segmento que só cresce, nada mais natural do que investir em outros crossovers: a Volvo também afirmou que o XC40 será lançado ainda este ano. O modelo será o crossover de entrada do fabricante, que pretende lançar o carro no Brasil já no início de 2018, antes mesmo da chegada das demais configurações do XC60. O XC60 será um legítimo Volvo sueco, pois passou a ser feito na fábrica de Torslanda. A geração anterior era importada de Gante, na Bélgica.
O fabricante planeja renovar a sua linha de carros de passeio. Em 2018, está agendada a estreia dos novos sedã S60 e perua V60. É a terceira geração da linha de médios.
Fonte: Auto Esporte.