VIVARA

O futuro das motos na visão da BMW

Destaque O futuro das motos na visao da BMW 5

A BMW completa 100 anos de existência e, para celebrar, a empresa alemã decidiu fazer uma comemoração digna da sua história: lançando veículos conceitos durante todo o ano. Em março, a montadora apresentou o carro BMW Vision Next 100, que inovou com sua integração e copiloto inteligente. Agora, a marca mostrou a sua visão para o futuro das motocicletas, na exposição realizada em Los Angeles, "Iconic Impulses. A Experiência do Futuro do BMW Group",e não desapontou.

A BMW Motorrad Vision Next 100 é realmente o futuro, tanto em design quanto em tecnologia. O chassi triangular preto com linhas brancas é uma homenagem à primeira moto BMW, a R32, construída nas décadas de 20 e 30. Mas o garfo frontal e a suspensão tradicional para um quadro flexível que é diretamente conectado à roda dianteira em um quadro flexível foram deixados de lado para permitir novos movimentos de direção.

O futuro das motos na visao da BMW 1

Acima da roda dianteira, por sinal, um grande refletor metálico foi integrado no quadro, servindo como um orientador de veio que, junto com o para-brisa integrado, garante um fluxo de ar aerodinamicamente otimizado. Já elementos do corpo da moto, como o assento, a tampa do quadro superior e da roda dianteira são feitos de carbono. Já os pneus têm uma função de amortecimento e se adaptam automaticamente ao terreno. Não só isso, mas um sistema de balanceamento automático usa um giroscópio para manter a moto reta em situações não tão fáceis.

O futuro das motos na visao da BMW 2

Outra inovação é o visor da Motorrad, exibido através de um óculos transmissor de dados que comporta todo o campo de visão, além da função de proteger contra o vento. Esse visor permite que o motociclista não só se mantenha atualizado no caminho, mas também projeta dados importantes circunstanciais diretamente em sua visão. Se o motorista olhar diretamente para a frente, nenhum dado aparece para não atrapalhar. As informações só surgem quando é necessário tomar alguma ação, por exemplo, em caso de perigo, ou se o próprio condutor solicitar algo.

O futuro das motos na visao da BMW 3

 

A exibição é similar a um cockpit de avião, mostrando o ângulo atual de inclinação e a linha ideal. Se houver algum desvio, ele pode ser corrigido. Mais importante: se o motorista não conseguir se reposicionar, ou fazer isso tarde demais, a moto se corrige sozinha. Olhar para cima no óculos abre a função de espelho retrovisor. E olhar para baixo um menu se abre, onde cada função pode ser selecionada usando movimentos do dedo.

O futuro das motos na visao da BMW 4

Todo esse sistema foi feito para manter o motociclista seguro através da prevenção dos acidentes e ainda facilita a vida de novos motoristas. Por isso a roupa que acompanha é de peso leve, respirável e não há capacete.

Para quem já domina pilotar uma moto, pode explorar ainda mais o sistema de equilíbrio automático, já que ele torna o veículo mais ágil e dinâmico.

O futuro das motos na visao da BMW 8

Apesar da BMW Motorrad Vision Next 100 Concept ser apenas um estudo do que poderia ser, a BMW afirma que algumas dessas tecnologias podem ser aplicadas em motocicletas em um futuro não tão distante.

O futuro das motos na visao da BMW 7

O futuro das motos na visao da BMW 6