A nova construtora Amasea Yachts apresenta novo conceito catamarã: em alumínio e com três decks.
Tudo começou quando Jack Wijnants Fundador da Amasea Yachts buscava um catamarã para cruzar o mundo. “Eu decidi voltar à prancheta quando eu estava procurando no mercado um catamarã de 20 a 25 metros para navegar pelo mundo, mas não consegui encontrar o que estava procurando”, diz o fundador da Amasea Yachts, Jack Wijnants. “Eles eram todos caros, tinham limitações quanto à personalização dos interiores e geralmente acabavam usando materiais de baixa qualidade. Além disso, havia pouca privacidade para os hóspedes, já que a tripulação precisava usar as mesmas instalações de cozinha. A história inteira começou com nossos próprios requisitos que não puderam ser atendidos pelos construtores compostos. Então, decidi desenvolver meu próprio catamarã e, ao mostrá-lo a alguns brokers amigos, eles me disseram que eu deveria comercializá-lo”.
Ele, então, decidiu lançar sua própria empresa, Amasea Yachts. Que apresenta uma nova maneira de criar um design tradicional de catamarã. Eles constroem catamarãs de três decks, ao invés dos convencionais dois, e em alumínio ao invés de fibra de vidro. Assim, poderá atravessar o Atlântico sem reabastecimento extra; é ideal para exploração de longo alcance, possui armazenamento a seco e a frio suficiente para permanecer no mar por até 6 semanas sem abastecimento de provisões.
O primeiro modelo é de 25 metros, com design exterior e arquitetura naval assinadas pelo Dr. Albert Nazarov, que é um grande especialista em catamarãs de alta velocidade. A produção destina-se a ser limitada e exclusiva, com um elevado nível de personalização, para que os clientes possam escolher o seu designer de interiores preferido e escolher entre materiais de alta qualidade para equipamento e para toda a construção. O casco será construído no novo estaleiro da Amasea Yachts na Turquia , mas a ideia é que os iates sejam concluídos em um estaleiro na Itália ou na Holanda.O iate acomodará um total de 20 passageiros e tripulação. O casco será especialmente reforçado para longos cruzeiros.
O Amasea 84 terá um deck extra, então a tripulação terá sua própria área de serviço dedicada. Ter 3 decks ao invés de 2 introduz muito mais flexibilidade em termos de layout. A cabine master, por exemplo, pode ser no deck principal ou no inferior e o iate é projetado com duas cozinhas: uma para uso dos hóspedes e uma menor para a tripulação.
A primeira unidade de 25 metros levará de 18 a 20 meses para ser construído, mas uma vez concluído, levará apenas 13 a 16 meses para os próximos cascos. Os iates serão movidos por dois motores MTU 10V 2000 M96, produzindo 1.920 cv cada e com velocidade máxima de 18 nós. A velocidade do cruzeiro será de 11 nós. Um pacote de propulsão híbrida está em andamento para aqueles que preferem uma máquina limpa, verde e silenciosa.
Uma produção máxima de 7 unidades por ano indica que as unidades serão altamente personalizadas e exclusivas.