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Como a Heesen produziu um barco de 262 pés que chega a 30 nós?

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São 80 metros de comprimento e velocidade acima da média. Confira mais sobre a embarcação de quatro motores da Heesen, que segundo o executivo do estaleiro, foi um projeto desafiante até para a equipe da fabricante holandesa.

O estaleiro holandês Heesen Yachts iniciou a produção do barco Cosmos, modelo de 262 pés com superestrutura, e já encomendado por um proprietário. De acordo com o site "Rob Repport", a exigência do futuro dono era de que o barco tivesse tamanho maior que 260 pés e que fosse veloz. Desafio aceito.

A embarcação - cujo casco e superestrutura foram unidos este mês – terá capacidade de navegar a 30 nós. “Solicitar um modelo de 200 pés é uma coisa, mas quando o yacht se estende acima de 260 pés, torna-se um desafio”, disse Mark Cavendish, diretor de vendas e marketing da Heesen.

Segundo o executivo, para garantir velocidade a um barco de quatro motores MTU era preciso pensar em tecnologia estrutural e moderna. Batizada de Cosmos, a embarcação tem 19.000 cavalos de potência que irão acionar duas hélices de passo controlável. “O peso é o grande inimigo da velocidade, então, para manter o peso baixo, tivemos que construir em alumínio, que é muito mais macio do que o aço”, e concluiu: “Precisávamos obter força e rigidez no casco e impedi-lo de flexionar, então desenvolvemos a tecnologia Backbone, patenteada, que nos permite construir um casco longo e ainda mantê-lo firme.”

A plataforma de deslocamento rápido do barco foi desenvolvida em parceria com os hidrodinâmicos holandeses Van Oossanen. Na composição, estão duas placas de metal planas longas unidas por uma placa vertical no meio, enquanto no convés se concentra a rigidez da embarcação, além do apoio nas laterais e na parte inferior, enquanto "o casco em si está basicamente lá para manter a água do lado de fora e os móveis dentro", afirmou Cavendish. Além de exigir um barco grande, robusto e veloz, o proprietário também pediu que houvesse um heliporto.

“Isso determinava o comprimento e as proporções do arco, bem como a posição da superestrutura. Quando não está sendo usado como um heliporto, o arco apresenta uma tela de cinema de 5 metros de largura que se projeta para frente. Os sofás integrados para visualização de filmes iluminados pelas estrelas afundam totalmente no convés quando não estão em uso, de modo a estar em conformidade com os regulamentos do heliporto”, disse James Russell da Winch Design. Confira nas fotos detalhes da embarcação moderna e desafiadora produzida pela Heseen Yachts.

O estaleiro também lançou o Projeto Electra, de 50 metros. Confira também o superyacht Asya, modelo anunciado em 2017, de 47 metros.

Saiba mais: www.robbreport.com