728x90

Silent 50: Volkswagen lança catamarã movido a energia solar

DESTAQUE

Yacht desenvolvido pela Volkswagen tem parceria com mais duas empresas, uma delas é o estaleiro alemão Silent Yachts. Confira!

O catamarã Silent 50 é o novo projeto da Volkswagen. Você não leu errado, é isso mesmo. Uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo se uniu a um estaleiro alemão Silent Yachts para tirar do papel um projeto de yacht inteligente, elegante e ecologicamente amigável. De acordo com o site da Forbes, o modelo é movido a energia solar e veio para revolucionar o iatismo mundial.

Além da participação determinante do estaleiro Silent Yachts, ainda há a colaboração da marca automobilística espanhola Cupra. São 3 intrépidas empresas que já oferecem alta contribuição para avanços tecnológicos e inteligentes no mercado de carros e yachts ao longo dos anos e que agora estão unidas para um grande lançamento. Todas as companhias, inclusive, obtiveram bons resultados em seus segmentos e, inclusive, em tempos mais duros, como o da pandemia.

De acordo com a Forbes, o Grupo Volkswagen, que fez sai na frente no mundo do automobilismo elétrico nos últimos anos com lançamentos revolucionários em marcas como Volkswagen, Audi e Porsche, obteve resultados positivos para o ramo dos negócios no segmento elétrico. Dados da Volkswagen Passenger Cars , de 2020, mostram que a marca entregou mais veículos elétricos em todo o mundo do que nunca, entregando mais de 212.000 carros elétricos no total (+158 por cento contra 2019), incluindo quase 134.000 veículos elétricos com bateria (+197 por cento contra 2019). Considerando tudo isso, uma mudança para a arena náutica parece um próximo passo lógico, assim como sua decisão de fazer parceria com a companheira alemã Silent Yachts, líder no reino de iates solares que está por trás do primeiro navio oceânico totalmente sustentável do mundo produção de iates catamarã.

“Estou feliz por cooperar com nossos parceiros neste novo projeto empolgante”, disse Michael Köhler, fundador e CEO da Silent-Yachts. “O Grupo Volkswagen é um dos jogadores mais avançados no mercado de carros elétricos e tenho certeza que juntos podemos fazer algo realmente especial na água.” Cada membro do trio traz algo único para o projeto.

Para o projeto Silent 50, a Volkswagen fornece sua matriz de acionamento elétrico modular (MED) de última geração, que ajudará na e-mobilidade e reduzirá as emissões. Enquanto isso, a empresa Cupra, que tem endereço principal em Barcelona, ​​na Espanha, colabora com o design e dá o toque de esportividade contemporânea, um de suas grandes marcas.  Já a Silent-Yachts é a responsável por entregar o sistema de energia elétrica solar, capaz de alimentar a propulsão elétrica do barco e as necessidades de energia.

Para o Silent 50, ser o primeiro catamarã elétrico-solar com propulsão MEB traz uma série de benefícios, incluindo a capacidade de cruzar a noite inteira sem parar, de acordo com , que revela eles vão instalar até seis baterias por iate, permitindo 500 kW de potência. O preço ainda não foi anunciado, mas o catamarã tem previsão de lançamento para 2022 e carrega estimativa de 50 unidades disponíveis para venda.

“Para nós, o cumprimento do Acordo Climático de Paris é de importância central - como empresa, queremos promover uma mobilidade neutra para o clima em todos os níveis. Além disso, com esta cooperação estamos demonstrando que nossa plataforma MEB também é adequada e aberta a outras empresas de mobilidade. Com iates silenciosos baseados em MEB, também podemos reduzir as emissões de CO₂ a zero na água. Este é um bom passo para a proteção do clima em todo o mundo. ”, disse Michael Jost , chefe de produto de estratégia do grupo e CSO da Volkswagen.

Saiba mais: www.forbes.com