Azimut Yachts é o primeiro estaleiro do Brasil a receber ISO 9001

DESTAQUE

Setembro, 2015 – Através da qualidade de seus produtos, serviços e do modelo de gestão diferenciado a filial brasileira da Azimut Yachts acaba de receber do The Royal Institution of Naval Architects (RINA) a certificação ISO 9001. Todos os processos e departamentos do estaleiro participaram da auditoria e foram certificados.

“O Grupo Azimut-Benetti como um todo tem buscado trazer para a indústria náutica as melhores práticas de outros setores para garantir a excelência e qualidade na produção dos iates. Na Azimut do Brasil não é diferente, resultado disso é a própria certificação que demonstra a expertise técnica utilizada dentro do estaleiro com a melhor prática de mercado. Dessa forma, nos igualamos à nossa matriz na Itália garantindo que todo iate construído no Brasil seja feito da mesma maneira que é produzido lá”, explica o diretor industrial da Azimut do Brasil Roberto Paião.

Azimut CEO e Vice presidente

O CEO da Azimut do Brasil, Davide Brevigleri, faz discurso emocionado, observado pela vice-presidente do Grupo Azimut-Benetti, Giovanna Vitelli. Foto: Acioni Cassaniga

Por se tratar de um processo bastante artesanal – chegando a produzir em média 30 iates por ano – práticas inspiradas em setores como automobilístico, aeronáutico e têxtil, por exemplo, auxiliam na profissionalização dos colaboradores, aumento na produtividade e redução de erros devido as métricas de desempenho além de refletir na competitividade do produto sem perder de vista a qualidade.

“A qualidade deixou de ser um departamento dentro da Azimut, agora está presente em cada parte do processo. Mais do que nunca fazemos jus ao nosso slogan que diz „até o último detalhe‟ tendo os melhores colaboradores, os melhores indicadores e os melhores processos”, avalia Paião. Para a capacitação e desenvolvimento do projeto que garantiu a certificação, a Azimut contou com a consultoria do Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Itajaí. Para Ramires Fogaça, consultor que acompanhou o processo, mais importante do que conseguir atender as exigências da norma é manter e garantir a mudança geral provocada dentro da empresa.

“A certificação agrega valor à empresa e ao produto final. Ela também provoca uma mudança geral na empresa, da sua estrutura e aparência até a forma de lidar com os processos. No caso da Azimut aprimorou o trabalho que já vinha sendo realizado em um processo bastante complexo como é o caso da montagem de um barco”, ressalta Fogaça.

“Recebermos a ISO 9001 logo após a Azimut completar cinco anos de operação no Brasil é uma grande conquista. E ainda temos muito que comemorar, afinal, apresentamos recentemente o maior iate já produzido pela empresa em território nacional, uma embarcação de 83 pés e até o final do ano devemos construir e entregar o centésimo barco. Não há dúvida de que a Azimut está cada vez mais forte no Brasil,” comemora o CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri.


Azimut no Brasil

A fábrica brasileira da Azimut Yachts, filial do Grupo Azimut-Benetti, o maior construtor de iates de luxo do mundo, está localizada em Santa Catarina na cidade de Itajaí desde julho de 2010. Graças ao alto padrão de seus iates e serviços, que atende o gosto e a exigência de seletos clientes brasileiros, e à força da marca mundial, já aumentou em mais de 5 vezes a sua produção anual e hoje, além de atender com eficácia todo o território brasileiro, está expandindo para os demais países da América Latina. Iniciou as suas atividades em uma estrutura de 3 mil m² e, atualmente, ocupa uma área de 16 mil m². São cerca de 300 colaboradores na fabricação de embarcações de alto luxo de 42, 43, 50, 60, 70 e 83 pés.