Formentera - Ilhas Baleares - Espanha - Webnáutico

Formentera - Ilhas Baleares - Espanha

SES ILLETES DESTAQUE

A diferença de Formentera é que a ilha é marcada pelo respeito pela Natureza, a sobrevivência da sua própria cultura e a visão de conseguir a exclusividade através da proteção do meio ambiente.

Formentera é conhecida como o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conjugar o turismo com a proteção do meio ambiente. A luta de várias gerações de habitantes locais
tornou possível a conservação de uma ilha cujas praias de águas cristalinas e o clima fazem dela uma pequena joia do Mare Nostrum.

Só se consegue chegar a Formentera de barco vindo de Ibiza. Esta inacessibilidade transforma-a num local tranquilo para fugir do stress e da massificação. Pode desfrutar da ilha passeando em bicicleta ou banhando-se nos seus mais de 20 km de praias de areia branca e águas de infinita transparência, onde é possível praticar todo o tipo de desportos náuticos. O segredo da existência de um mar cristalino e das extensas praias de Formentera, que a diferenciam do resto do Mediterrâneo, é a pradaria de Posidonia que rodeia a ilha, uma depuradora natural que limpa a água e permite a sedimentação da areia no litoral. Um autêntico bosque submarino, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999.

Ses Illetes ao norte de Formentera

O sucesso turístico da ilha, amada tanto por residentes como por visitantes, assenta no fato de ainda ser possível encontrar algo de diferente em Formentera. A diferença é marcada pelo respeito pela Natureza, a sobrevivência da sua própria cultura e a visão de conseguir a exclusividade através da proteção do meio ambiente.

thinkstockphotos 525883819

Outros fatores de diferenciação em Formentera são a liberdade e a sua luminosidade, que se converteram, desde os anos 70, em atrativos para artistas e artesãos que, hoje em dia, fazem parte do patrimônio diferencial da ilha. O seu design de roupa, acessórios e joias, ou as suas obras de arte, funcionam como poderosos chamarizes de Formentera.

Fonte: A Próxima Viagem