Ilhas Tremiti: natureza exuberante e museu a céu aberto

Ilhas Tremiti

Arquipélago na Itália é destino paradisíaco e reserva lendas com dados históricos impressionantes. Conheça Tramiti, acessível exclusivamente de barco ou helicóptero

As ilhas Tremiti são um conglomerado de 5 ilhas, localizado no Mar Adriático, na região Pugli, sul da Itália. Para acessar as belas San Nicola, San Domino, Cretaccio, Capraia e Pianosa (as duas últimas desabitadas), o caminho é feito pelo mar, por meio de barcos que saem de Rhodes, Peschici, Vieste, Manfredonia e Termoli. Aliás, é de Termoli o jeito mais rápido de chegar ao arquipélago. Quem quiser, também pode partir de helicóptero da Foggia.

Isole TremitiPARQUE NATURAL

Tramiti é um lugar paradisíaco, de mar calmo, transparente, de rara beleza e incrível visual onde a natureza descansa quase que irretocável diante dos visitantes que chegam para admirá-la. É ideal para a prática de mergulho e também para desbravar grutas e cavernas que dão a ela um toque peculiarmente lendário.

tremiti san nicola 44ba1d02

As ilhas ficam no Parque Nacional de Gargano e oferece mais que vida marítima para aproveitar. O nome quer dizer Tremores, em associação aos abalos sísmicos que já sofreu. Possivelmente por isso, seus achados arqueológicos e históricos estão no roll de interesses de quem busca o destino para se divertir ou desbravar.

De acordo com a mitologia grega, foi nas ilhas Adricas que Diomede, herói valente da Guerra de Troia e também Rei de Argos, teria desaparecido misteriosamente. Falando em vida humana no local, as buscas arqueológicas indicam que humanos convivem por lá desde a pré-história juntamente com suposta presença de gregos e romanos. Ali também, piratas atacaram a ilha de San Nicola, com fama de abrigar grandes tesouros e propriedades imobiliárias.

Vacanze isole Tremiti San Domino

A ilha ainda teria sido uma espécie de confinamento para grandes autoridades da época. Diz a lenda que o imperador Augustus teria usado o destino como exílio para a sua neta de 20 anos, que fora acusada de adultério.

Histórias e muito mar adentro, com pretenciosas vistas para uma natureza aberta, ricas em baías, falésias e promontórios, com destaque para a pedra do Elefante, Gruta delle Viole, Bue Marinho das Andorinhas, além das praias Cala delle Arene, Cala Matano e Pagliai. O acesso pelo mar são indispensáveis durante a visita ao arquipélado, que ainda conta com o centro histórico de San Nicola, dono de ricos vestígios, um verdadeiro museu a céu aberto.

Saiba mais: www.parlandoditalia.blogspost.com