A primeira motocicleta elétrica impressa em 3D - Webnáutico

A primeira motocicleta elétrica impressa em 3D

DESTAQUE Saiba tudo sobre a 1ª motocicleta eletrica impressa em 3D 5

O que acontece quando especialistas da indústria aeroespacial desenvolvem uma motocicleta ao invés de calcular motores para espaçonaves? A resposta para isso é a motocicleta Light Rider, a primeira do mundo com a estrutura feita por uma impressora 3D.

Este é o último trabalho da APWorks, subsidiária da Airbus. A sua estrutura orgânica foi definida e otimizada por algoritmos biônicos, dando à motocicleta um ar bem diferente cheio de curvas e espaços abertos.

Saiba tudo sobre a 1ª motocicleta eletrica impressa em 3D 1

O formato da estrutura só foi possível, na verdade, por causa da impressora 3D. Em sua fabricação, os engenheiros da APWorks usaram o pó de uma liga de alumínio customizada bem resistente, quase tão forte quanto o titânio, chamada pela empresa de Scalmalloy. A impressão acontece camada após camada deste pó, que vai solidificando após o processo ser repetido inúmeras vezes, dando assim a forma da motocicleta.

O resultado foi uma estrutura que pesa apenas 6 quilos, tornando-se também a motocicleta mais leve do mundo: inteira montada, com rodas e um motor elétrico de 6 quilowatts, ela soma meros 35 quilos. O silencioso motor não é dos mais potentes, mas também não desaponta, fazendo até 60 quilômetros antes de esgotar. O bom é que o componente é inteiro removível, então é possível trocar o motor descarregado por um novinho, antes de precisar dar uma carga. Em termos de velocidade, a Light Rider pode chegar até a 80 km/h, indo de 0 a 40 km/h em apenas 3 segundos, de acordo com a empresa.

Saiba tudo sobre a 1ª motocicleta eletrica impressa em 3D 3

“Com a Light Rider, nós da APWorks demonstramos nossa visão do futuro da mobilidade urbana”, afirmou o engenheiro Stefanus Stahl. “Nós usamos nosso conhecimento de otimização e produção para criar um meio de transporte que corresponda às nossas expectativas: excepcionalmente forte, notavelmente leve e da maior qualidade”.

Saiba tudo sobre a 1ª motocicleta eletrica impressa em 3D 4

O único porém é que a Light Rider não está pronta para a produção em massa. A empresa irá produzir apenas 50 delas, provavelmente mais como uma espécie de propaganda das capacidades de fabricação de componentes da APWorks do que qualquer outra coisa. Mesmo assim, quem correr pode garantir a sua. Pela internet, é possível entrar na lista de espera mediante um depósito de dois mil euros, que será descontado do preço total de € 50.000, cerca de R$ 200 mil no câmbio atual.

Saiba tudo sobre a 1ª motocicleta eletrica impressa em 3D 6

 

Saiba mais:

Site: http://www.lightrider.apworks.de/#!en/dkqv3