Geórgia do Sul - Webnáutico
Viagogo 728x90 Esportes

Geórgia do Sul

DESTAQUE georgia do sul 4 Copia

A imensa Ilha de Geórgia do Sul é um território britânico, localizado no Oceano Atlântico, com uma área de 3.755 km², somando-se a pequenas ilhas e recifes que a cercam. São 160 km de extensão e 30 km de largura, nos quais existem mais de 160 geleiras, sendo que diversas se estendem até ao mar. Para localizar melhor, ela fica entre as ilhas Malvinas e as Ilhas Sandwich, e ainda é motivo de disputa com a Argentina, que a ocupou durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Esta Ilha, com água muito fria a sua volta, é bem montanhosa e coberta de neve e geleiras permanentes, incluindo a Geleira da Fortuna (Fortuna Glacier), que é a maior, com 11 picos superiores a dois mil metros. A montanha mais alta da Ilha é o Monte Piaget, com 2.934 metros de altura.

georgia do sul 1

O número de habitantes é bem pequeno, de 700 a 1.300 conforme época do ano. A única região sempre habitada é a aldeia de Grytviken, localizada no melhor porto, onde funcionava um antigo centro para a pesca, coleta e processamento de baleias. Hoje o local abriga uma estação científica, um museu de cetáceos e uma pequena igreja.

georgia do sul 1

Durante séculos a beleza natural desta região e suas condições climáticas imprevisíveis, foram destino exclusivo de exploradores e navegadores como Shackleton, Thomas Cook, James Ross Clark e Roald Amundsen, com histórias conhecidas pelos amantes da navegação. Mas hoje encontrar esses icebergs, colônias de pinguins-imperador e focas-elefante está ao alcance de qualquer pessoa que tenha espírito aventureiro, curiosidade e dinheiro para investir nesta expedição.

georgia do sul 2

A maioria das excursões tem como ponto de partida portos em Ushuaia, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile. Durante a viagem, a vista que se tem é de uma grande diversidade de vida selvagem com termas vulcânicas, pinguins, focas tomando sol, leões e elefantes marinhos e a beleza de uma grande quantidade de gelo.

georgia do sul 3

A observação da vida selvagem é a principal finalidade das viagens para a Geórgia do Sul. Por suas características climáticas, a época indicada para conhecer a região é o verão, quando os dias chegam a durar mais de vinte horas e as temperaturas são menos geladas. Mesmo nessa estação, algumas regiões chegam a atingir -12,2 °C.

georgia do sul 5

Porém, já existem lugares confortáveis para os turistas, sem sofrimento por causa das baixas temperaturas. Os cruzeiros que chegam até a região possuem uma ótima infraestrutura de acomodação e alimentação. É interessante conhecer em Geórgia do Sul o antigo porto de baleeiros escandinavos e as impressionantes cadeias de montanhas. Normalmente também faz parte do roteiro uma passagem pelas Ilhas Malvinas ou Falklands, como são chamadas pelos britânicos.

georgia do sul 6

 

Planeje sua viagem

Algumas agências especializadas em viagens de aventura fazem passeios pela região.

Associação Internacional de Operadores de Turismo na Antártida - www.iaato.org

Venturas e Aventuras - www.venturas.com.br

Adventure Club - www.adventureclub.com.br

Veleiro holandês Europa - www.barkeuropa.com

 

 

Anúncios

Marcas Exclusivas 250x250
Europa 250x250