Alofaaga blowholes, onde um vulcão e o mar se encontram

DESTAQUE Hot Spot Alofaaga blowholes onde um vulcao e o mar se encontram 3

No meio do caminho entre a Nova Zelândia e o Havaí, no sudoeste do oceano Pacífico, fica o arquipélago de Samoa. Composta por 10 ilhas, apenas 4 são habitadas. Uma delas é Savaii, a maior das duas principais e que guarda uma das maiores atrações de Samoa (além das belíssimas praias): os Alofaaga blowholes, uma espécie de gêiser, só que com água do mar.

Hot Spot Alofaaga blowholes onde um vulcao e o mar se encontram 1

Esses primos dos gêiseres surgiram graças a uma corrente de lava que gradualmente esculpiu pequenas cavernas submarinas que, por sua vez, foram crescendo para cima, em direção a terra, até se tornarem túneis que conectam o oceano à rocha. As ondas que quebram na rocha entram nos tubos, que enviam água em alta pressão para cima e criam um espetáculo único aos visitantes. Os locais, para entreter, ainda jogam cocos dentro dos buracos, que são lançados para cima junto com a água. Os Alofaaga blowholes ficam na ponta sul da ilha e a entrada fica pelo vilarejo de Taga.

Hot Spot Alofaaga blowholes onde um vulcao e o mar se encontram 2

Apesar de todo o arquipélago de Samoa ser de origem vulcânica, apenas Savaii continua tendo atividade ainda, tornando-a um curioso destino com uma mistura de paisagens. Na mesma ilha, no vilarejo de Lano, fica um enorme campo de lava, onde antes eram várias vilas. Entre 1905 a 1911, o Monte Matavanu entrou em erupção e, por vários anos, lava destruiu igrejas e casas. Atualmente, o local é um ponto turístico bem diferente – e seguro! Apesar do vulcão permanecer ativo, aquela foi a última vez que ele entrou em atividade.

Hot Spot Alofaaga blowholes onde um vulcao e o mar se encontram 4

Perto do campo está uma das praias mais famosas de Savaii, a Lauiula Beach. Com uma ótima infraestrutura para passar o dia degustando a culinária polinésia e curtindo a praia cristalina e tão calma que mais parece uma lagoa, o local atrai vários turistas. Lá, por sinal, é um dos melhores pontos para quem curte kitesurf e mergulho, uma atividade que pode ser feita por toda a ilha, como é comum nas ilhas da Oceania. Além das praias e das atrações vulcânicas, Savaii ainda tem uma rica floresta tropical, com cachoeiras, piscinas naturais e cavernas que podem ser exploradas.

Hot Spot Alofaaga blowholes onde um vulcao e o mar se encontram 5

Para aproveitar ao máximo o local, e chegar a lugares mais remotos como os Alofaaga blowholes, o melhor é alugar uma scooter e desbravar a ilha por conta própria, algo bem fácil de fazer e ideal para aproveitar o coração da Polinésia.