Alter do Chão, no Pará: a vila paradisíaca em meio à Amazônia

DESTAQUEalter do chao 2327853 960 720

Uma vila surpreendente em meio à Amazônia que explora as raízes mais profundas do Brasil e remete às coisas mais simples da vida. Destino é especial e renova imediatamente nossas motivações. 

Alter do chão, distrito de Santarém no estado do Pará, já foi eleita a melhor praia de água doce do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Depois de sair na lista, virou um destino famoso e amplamente visitado por estrangeiros que vêm ao Brasil atraídos principalmente pela Amazônia. As motivações para visitar o vilarejo incluem a vida simples dos seus moradores, que preservam a cultura indígena até hoje, fazendo festas e mantendo hábitos locais e históricos.

Com a notoriedade internacional, Alter do chão também virou um destino desejado por brasileiros, uma descoberta de destino doméstico e uma experiência única de viagem: praia que parece uma enorme lagoa, areia firme e ares desérticos fazem do lugar um paraíso de calmaria e fonte para um encontro profundo com a natureza.

Festa Sairé

Alter do chão fica perto do Rio Tapajós, principal rio que começa em Mato Grosso e deságua no Rio Amazonas. A programação mais conhecida no lugarejo é a Festa do Sairé, um festival de origem indígena e de cunho folclórico, com elementos semelhantes ao Carnaval. O evento acontece em setembro fazendo referência a bases de diferentes religiões trazendo sincretismo religioso ligado ao catolicismo, que conversa entre o sagrado e o profano, atraindo centenas de turistas todos os anos. 

O evento acontece por cinco dias seguidos, com almoços, barraquinhas com comidas típicas e apresentações da cultura local, incluindo os rituais dos botos, um folclore regional. O mês do evento é sempre em setembro, a data, porém, depende da lua.

Da redação