Ilhas Yasawa, um paraíso recluso da civilização

DESTAQUE Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 6

As ilhas Yasawa fazem parte de um arquipélago de vinte ilhas vulcânicas no oeste de Fiji, com uma área de, aproximadamente, 135 km². O primeiro navegador europeu a avistar as ilhas Yasawa foi o britânico William Bligh, em 1789, após a revolta na HMS Bounty.

Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 5

O remoto arquipélago Yasawa é fronteira mais ocidental de Fiji, com suas 20 ilhas vulcânicas. As esculturais ilhas que o compõem são, em sua maior parte, altas e cobertas de grama, com praias de areia branquinha e água com todas as tonalidades de azul. Um verdadeiro refúgio longe da civilização, Yasawa não tem lojas, nem muitos serviços oferecidos. Mas suas praias paradisíacas, sol quase o ano inteiro e resorts com tudo que se possa imaginar passam a sensação que nada mais é necessário.

Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 1

Além das tradicionais atividades aquáticas para se fazer por toda Fiji, como mergulho e canoagem, as Yasawas são ideais para velejar. E uma ótima maneira de conhecer todas as ilhas é se hospedar em um hotel flutuante, um pequeno cruzeiro, ou alugar um barco por ali mesmo. Algumas operadoras de turismo locais oferecem passeios de um dia só, ou de vários dias pelas Yasawa, propiciando aos turistas uma boa exploração do arquipélago e, em cada ancoradouro, uma oportunidade de vivenciar atividades próprias de cada região.

Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 2

Uma visita às grutas de calcário de Sawa-i-lau, no norte do arquipélago, é um passeio bem procurado, assim como mergulhar com as gigantes raias-jamanta na Ilha Drawaqa ou com os tubarões da Ilha Kuata.

Quem busca um pouco mais de conforto em terra firme, pode ficar no Yasawa Island Resort and Spa. Ganhador de vários prêmios de hotelaria e turismo, o resort é considerado um dos melhores do arquipélago e tem nada menos do que 10 praias particulares - para quem busca ainda mais exclusividade. As acomodações são todas em cabanas completamente equipadas e separadas uma da outra. O local também é responsável pelo primeiro spa à beira-mar de Fiji e oferece tratamentos para um relaxamento total. Outro serviço bem especial oferecido pelo hotel é o jantar privado montado e estruturado pela equipe, seja onde o hóspede escolher, até mesmo isolado nas praias. Para chegar lá, é possível pegar um voo da principal ilha de Fiji, Vitu Levu, e aterrissar na pista particular do resort.

Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 3

Opções para comer se limitam aos cerca de 30 resorts espalhados pelo arquipélago, já que não há restaurantes públicos nas ilhas. Mas é possível comer – e muito bem - nos restaurantes de outros hotéis além do que se está hospedado. Porém, normalmente os pacotes de hospedagem são all-inclusive e sair para almoçar ou jantar acaba nem sendo uma preocupação. Os resorts também oferecem aos hóspedes um passeio às vilas próximas, onde é possível experimentar uma refeição tradicional de Fiji com os moradores locais.

Hot Spot Ilhas Yasawa um paraiso recluso da civilizacao 4

Essa limitação é porque nem sempre as ilhas Yasawa foram voltadas para o turismo. A visita ao arquipélago antes era restrito a navios de cruzeiro, e os passageiros não podiam nem descer nas ilhas até 1950. Empreendimentos turísticos só foram liberados a partir de 1987. Depois disso, o governo liberou um fundo para o ecoturismo e criou a Yasawa Flyer, o serviço de barco que leva ao arquipélago a bordo de um catamarã. E graças a esse pouco tempo aberto ao turismo – e essa “limitação” – que as Ilhas Yasawa são o destino perfeito para quem deseja realmente fugir do mundo, nem que seja só por alguns dias.


Saiba mais:http://www.yasawa.com/