Lagoinha do Leste – Um paraíso escondido em Santa Catarina

DESTAQUE 1200px Praia da Lagoinha do Leste Florianopolis

Com pouco mais de 1,2km de faixa de areia cercado por costões, matas nativas, mar aberto, lagoa e cachoeira, Lagoinha do Leste é um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis. Para manter esta preservação, a área é protegida por lei e não se pode construir na região.

As águas são limpas e cristalinas, com ondas fortes e forte arrebentação por conta do mar aberto. A areia é clara e fina – com largura que varia entre dez e 120 metros. A faixa de areia, fofa, branquinha e quase sempre sossegada, separa o mar de ondas fortes do riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o nome). No entorno há vegetação intocada.

Entrada da trilha pela praia da Armacao

A lagoa que nomeia o local é formada pelo desague de rios que se formam no íngreme morro do Matadeiro. As águas correm até uma enseada e constituem a lagoa de estuário. Outros pequenos córregos que nascem no meio da mata também correm em direção à lagoa, com a ocorrência de pequenas cachoeiras. Esta lagoa de água doce que segue por um rio até desembocar no mar, faz com que a água do mar alterne entre doce e salgada.

Lagoinha do Leste

Uma característica mágica da Praia da Lagoinha do Leste é que, em algumas raras ocasiões, plânctons bioluminescentes (ou popularmente chamada de algas fosforescentes) fazem a água brilhar mesmo à noite.

Para chegar à Praia da Lagoinha do Leste existem duas trilhas: uma mais longa, de aproximadamente quatro quilômetros, pela Praia do Matadeiro; e outra mais curta, de cerca de 2,3 quilômetros, porém mais íngreme, pelo Pântano do Sul. Na primeira, o trajeto a pé pelo costão rochoso dura de duas horas e meia a três horas. A longa caminhada tem uma recompensa: a Toca da Baleia, uma caverna esculpida na rocha pela ação do mar.

lagoinha do leste 1

Na segunda os visitantes começam o caminho ao lado de um ponto de ônibus no Pântano (bem sinalizado). A trilha passa pelo meio do mato e dos morros. Depois da subida de cerca de uma hora, a recompensa é uma vista estonteante para a lagoa e o mar.

Outra opção é o passeio de barco feito por pescadores locais, mais especificamente da Praia do Pântano do Sul e da Armação, durante a temporada de verão. Basta chegar até uma dessas localidades e se informar por lá.

Trilha LagoinhadoLeste via Matadeiro

Esses passeios são comuns no verão e o pessoal local se divide entre esse passeio e aquele que leva à Ilha do Campeche. Pode ser uma boa oportunidade para conhecer a região .

 

Dicas:

Se optar pelas trilhas, fique atento ao horário. É bom ir e voltar cedo, além de tentar percorrer o caminho em grupo, por ser mais seguro. É importante evitar permanecer na trilha depois que o sol se põe; e… sendo uma área protegida, não se esqueça de levar uma sacolinha para trazer de volta consigo todo o lixo de bebidas e alimentação que produzir, já que não há lixeiras nem comércio na Praia da Lagoinha.